Sunça lê Gibi | Mais do que Palavras - Sergio Aragones

Narrativa, Composição e PIADA

SUNÇA LÊ GIBI

Sunça

2/16/20222 min read

Narrativa, Composição e PIADA

Sergio Aragonés é um cartunista que diz muito com pouco.

Sergio é o responsável pelas Marginais da MAD, a sessão a MAD vê, o Groo, quadrinhos como Dia de Los Muertos, Sérgio Aragonés Massacra a Marvel, Sergio Aragonés destrói a DC, Sergio Aragonés Esmaga Star Wars, a série Fanboy, dentre várias outras! Fui muito influenciado pelos cartuns do Aragonés.

“Mais do Que Palavras” é uma coletânea de seus trabalhos publicados no Jornal Washington Times. São cento e quarenta cartuns sem texto. Uma especialidade do Aragonés, reunida nesta publicação de janeiro de 1999 da Dark Horse que saiu no Brasil pela editora Abril.

Sergio Aragonés em poucas linhas, sem esboço e sem tirar sua caneta pelikan do papel faz personagens e piadas expressivas. Ele é um mestre do desenho de humor, domina a arte de fazer rir sem palavras com sacadas rápidas. Quando participa de eventos, como a Comic Con de San Diego, ele desenha ao vivo e tem uma mesa famosa: Quick Draw. É conhecido por ser um desenhista rápido e com boas sacadas.

É um ótimo estudo de narrativa visual e composição, tanto nos quadros, quanto nas páginas. O humor do cartunista te fisga, você fica hipnotizado, pelas expressões faciais engraçadas, as situações e as piadas. E olha, as piadas dele são universais. É acessível, todo mundo entende, independente de onde você é. Se quer aprender mais sobre narrativa e composição esse quadrinho aqui é uma ótima dica.

Em “Sergio Aragonés: mais do que palavras” o consagrado desenhista da Mad e criador do personagem Groo faz o que faz de melhor, ao ilustrar mais de 140 piadas bem no seu estilo. Esta edição compila “Sergio Aragonés louder than words # 1 a # 6” (julho/1997 a dezembro/1997). A capa desta edição é de “Sergio Aragonés louder than words # 3”.

100 páginas – 1999 – Editora Abril

Formato: 13.5 x 20.5 cm | Colorido | Português

Publicado em 16/02/2022

Nota do Sunça: