Salve-se quem puder #22 - Carta pro Caetano 2026

Comecei a escrever essa carta no final de janeiro com a intenção de que estivesse finalizada no dia de seu nascimento. O que, assim como a minha aposentadoria com a vitória na mega da virada, não aconteceu.

SALVE-SE QUEM PUDER

Sunça

5/11/20264 min read

Caetano meu filho,

Comecei a escrever essa carta no final de janeiro, queria ter terminado o texto antes do seu nascimento. O que, assim como a minha aposentadoria com a vitória na mega da virada, não aconteceu.

Minha ideia é te escrever todos os anos e publicar a carta no seu aniversário. O texto é um presente de pai pra filho, é também uma maneira eficaz de economizar no futuro com os presentes de aniversários de toda uma vida. Além de ser um breve relato dos nossos momentos ao longo dos anos. Mirei em fevereiro e acertei em maio.¹ Não tenho a mesma pontaria certeira que cê demonstra durante a troca de fraldas. Momento em que acerta em cheio um um primoroso “pipi” na fuça do papai. A carta chega em seu mêsversário de três meses.

Filho, desde a sua chegada, minha vida e a de sua mãe mudou bastante. No início foram vinte e poucos dias de confinamento restrito pra nós três, até que tive de voltar ao trabalho. Você e mamãe continuam praticamente sem sair de casa, sua progenitora sai apenas pra aulas de pilates e consultas médicas. Às vezes ela dá uma volta pra descansar a cabeça enquanto fazemos um momento de pai e filho. Nós três já saímos algumas vezes, com direito a almoço em boteco, passeio em praça e aquisição de quadrinhos em banca. Papai promete te comprar muito gibi filho. Espero que cê também goste de hqs, mas caso não goste, cê poderia fingir gostar pra mamãe? E confirmar pra ela que todas essas pilhas que venho comprando desde que ela ficou grávida dizendo que é procê, são realmente procê. Papai ficaria muito agradecido. A gente é parceiro filho e, a tendência das compras de gibi em seu nome é continuar ao longo de toda a existência do papai.

Cê nasceu em um ano agitado, tivemos um ótimo filme brasileiro (garfado) no Oscar, “O Agente Secreto” do diretor Kleber Mendonça Filho com o ator Wagner Moura. Foi a última vez que eu e sua mãe fomos ao cinema, ela ainda tava grávida. Gostamos muito do filme e com a sua ajuda, mamãe conseguiu ir só duas vezes ao banheiro durante a sessão. É uma história sobre memória, sobre resgate histórico e a importância de não esquecer o passado. Não esquecer das coisas ruins, pra quem sabe, aprender com elas. Um dia a gente assiste a ele juntos. A ida ao cinema foi em janeiro e em fevereiro cê chegou. E só pro papai perder a aposta, deu as caras no mundo não-uterino à meia-noite e um do dia 10.

A família tava muito ansiosa por sua chegada e, por isso, fizemos um bolão do dia em que cê ia nascer. Fui o único que apostou no dia 9 de fevereiro. Cê segurou um minuto a mais na barriga da mamãe pra já chegar ensinando ao pai, quem dita as regras agora é o Caê.² Quem ganhou o bolão foi sua prima Guiga, a vovó Tina e o vovô Robson. Mas esperto mesmo é você que chegou a tempo de curtir o carnaval no bloco “Quintal Ana e Sunça”.

No momento em que publico essa carta, cê tá com 90 dias de vida. O que pra a mamãe e pro papai pareceu um pouco menos do que dez anos de trabalhos em uma pedreira utilizando um garfo. Você ainda não tem ideia do impacto que já deu em nossas vidas. Impacto bom, cansativo, mas bom.

Na barriga da mamãe era chute pra todo lado (principalmente na costela), e agora, é chute alaranjado no papai durante a limpeza de um belo “totô” a diversão do momento. Foi tanto chute, acho que cê já sabe que esse ano têm Copa do Mundo.³ Quando o povo engaja com a copa, é bonito de ver, filho. O país para por causa de uma bola, gente estranha se abraça na rua e adulto chora por causa de impedimento. Vou ser sincero com cê, já tem algumas Copas do Mundo que a maioria das pessoas nem se importa, eu incluso. Vamos ver como vai ser esse ano, já garanti minha camisa vermelha da seleção pra gente acompanhar os jogos. Do Galo eu já sei que cê gosta, curte acompanhar jogos dormindo no barrigão do papai e adorou dar uma volta na praça, com o manto preto e branco, depois da vitória no clássico.

No fim do ano ainda têm eleição pra presidente, aí cê vai aprender desde cedo que o mundo é barulhento, confuso e cheio de opinião atravessada. O planeta anda um lugar perigoso, são guerras, crises, democracias tensionadas e vergonhas históricas que insistem em se repetir. Vou ser sincero, não tá fácil. Mas cê pode sempre contar comigo pra enfrentar as dificuldades que vão aparecer, tô aqui pra te dar um abraço, um beijo e um ombro amigo. Aliás, cê já me dá um ombro amigo durante os estresses corporativos, nos dias em que trabalho de casa cê me acompanha no sling sempre me lembrando que tudo vale a pena pra poder ter a nossa família. Você, sua mãe, Clint, Elis Regina e Belchior. (Seus irmãos felinos)

Isso me lembra que a vida tem coisas boas, meu filho. Muitas experiências pra serem vividas e compartilhadas com quem a gente ama. Não vejo a hora de mostrar tudo procê, Caetano. Vamos desenhar, cozinhar, jogar basquete, brincar, fazer as tarefas da casa e cuidar dos seus irmãos felinos. Vamos também cuidar da mamãe, é importante cuidar de quem faz a nossa vida mais feliz e realizada. Papai não vê a hora de te mostrar quadrinhos, desenhos animados, livros, filmes e músicas. Espero que cê goste deles, mas se não gostar, tudo bem faz parte. Vou amar conhecer e aprender com cê sobre as coisas que cê vai gostar e se interessar. Quero saber das coisas que te interessam meu filho. Tenho tanta coisa pra aprender com cê.

Essa é a primeira carta. A primeira de muitas. Todo ano vou te escrever, a vida passa rápido demais, por isso quero registrar tudo em rabiscos e textos com afeto, humor e um pouco de bagunça.

O mundo tá confuso, mas com você aqui já ficou muito melhor.

¹ Humanos seguem utilizando calendários mesmo depois de séculos de fracasso operacional.

² Caê ou Leãozinho, Pequetito, Pequetuco, Picureco, Periquito e etc...

³ Adultos atribuem importância emocional desproporcional a homens correndo atrás de uma bola.

O universo constantemente lamenta o inconveniente.

Acompanhe o Sunça nas redes sociais.

© 2025. Todos os direitos reservados.

Sunça e Bilau 2025
Sunça e Bilau 2025

Sunça

Cartunista, escritor e publicitário.